Você sabia que pode economizar ao armazenar a água da chuva e utilizá-la para alguns tipos de tarefas na sua casa? Entenda como fazer esse sistema e como se beneficiar com ele!
Ultimamente estamos tendo cada vez mais a necessidade de economizar e poupar não somente o dinheiro, mas os recursos naturais.
Com esse post, você terá a completa noção de como fazer esse sistema em sua casa e começar a salvar o meio ambiente e ainda poupar dinheiro. Você pode utilizar a água da chuva no sistema de descarga dos sanitários, para regar suas plantas, lavar o seu carro, o quintal e até mesmo as suas roupas!
"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba." - Guimarães Rosa.
No que diz respeito a concepção do projeto existem diversas formas de coletar e reutilizar as águas provenientes da chuva. Dentre elas, vou citar os três métodos mais comuns:
Sistema por gravidade: seu funcionamento se dá pela ação da gravidade. O reservatório de deverá ser localizado sob o telhado de forma que quando a chuva incidir sobre o mesmo adentre ao tanque e ali se armazene. Como o reservatório estará localizado acima dos ambientes, os pontos de uso estarão situados abaixo dele e serão alimentados sem a necessidade de bombas. É necessário um bom espaço entre o telhado e a laje para armazenar, além da caixa de água potável, o reservatório de águas pluviais, que deverão ser previstos na etapa do projeto arquitetônico.
Sistema por recalque: o modelo mais difundido e utilizado. O reservatório deverá ficar em local mais baixo, usualmente no pavimento térreo, mas podendo ser instalado em subsolos ou enterrado.
A água é então bombeada para uma caixa d'água não potável no pavimento mais alto por uma bomba controlada por torneira boia. Da caixa d'água, por gravidade, a água passa para os pontos de consumo localizadas nos pavimentos inferiores. Esse sistema, apesar de contar com um reservatório sob o telhado não demandará tanto espaço, uma vez que a maior parte do volume de água ficara no reservatório inferior, não prejudicando assim a estética do projeto.
Sistema pressurizado: nesse modelo há somente um reservatório inferior, onde acumula-se a água da chuva. Os pontos de consumo são todos alimentados por tubulação que sai dele e graças a uma bomba instalada em seu interior a vazão nos pontos de consumo é garantida. Interessante por necessitar de um espaço muito menor esse modelo tem o inconveniente de ligar a bomba toda vez que um dos pontos de consumo é acionado.
Mas Alex, minha casa ja está construída e eu não tenho dinheiro suficiente para investir em algo tão complexo!
Calma, temos soluções muito bacanas e de custo muito baixo que você pode fazer e adaptar na sua residência! A seguir, algumas fotos que irão te exemplificar como utilizar desse sistema.
Por ser um sistema mais simples, o ponto de utilização de água pluvial fica acoplado ao próprio reservatório, o que dificulta seu uso para algumas atividades como a utilização para descargas e lavagem de roupas. No entanto, ainda é muito útil para a lavagem do quintal e para regar as plantas!
E aí? O que achou de começar a economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente? Comenta aqui pra mim qual sistema você achou o mais interessante e bora começar a poupar!
Comments